Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Alegrete nº 155 - Sapucaia do Sul - RS
(51) 3451-8200 Ramal 353
iep@fhgv.com.br
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) sempre assumiu a vocação de instituição voltada para a geração e construção de conhecimento, um local onde se ensina e se aprende, um espaço intencionalmente propício ao surgimento de novas ideias, beneficiando a assistência com a qualificação oportunizada pelo ensino e pela pesquisa. A partir de 2021, para potencializar essa vocação, a Fundação criou o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP).
Por meio do IEP, o Programa de Educação Permanente e Continuada propõe um conjunto de iniciativas e incentivos para a qualificação constante dos trabalhadores e das equipes. Esse é um recurso estratégico para a gestão de pessoas, educação e trabalho em saúde, pois parte das necessidades do cotidiano do processo de trabalho. Sendo assim, o planejamento das ações e a definição de exigências e prioridades de ensino e de aprendizagem ocorre a partir dos levantamentos de necessidades das equipes de trabalho, viabilizando, por sua vez, a qualificação profissional.
Também sob a coordenação do IEP, a FHGV conta com o Programa de Estágios, que tem como objetivos:
– proporcionar ao estudante a ampliação de conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino;
– aprendizado e desenvolvimento de habilidades técnicas e de competências próprias da atividade profissional;
– desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico, cultural e científico;
– oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas existentes no âmbito da FHGV;
– participação em atividades de cunho social, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã.
Os projetos de pesquisas realizados nas unidades sob gestão da FHGV seguem fluxo estabelecido e os resultados deverão refletir benefícios à atividade assistencial e de gestão dos serviços de atenção à saúde da instituição. Há dez anos, o Hospital Municipal Getúlio Vargas, sob a gestão da FHGV, em Sapucaia do Sul, conta com o Programa de Residência Médica. Até o momento, já foram formados cerca de 80 médicos especialistas nas mais variadas áreas médicas: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Psiquiatria. O programa tem por objetivo qualificar os médicos envolvidos para uma intervenção profissional propositiva no âmbito do Sistema Único de Saúde.