Estágios
Em conformidade com a Lei nº 11.788/2008 – Lei do Estágio, o Programa de Estágios da FHGV visa proporcionar ao estudante:
a) ampliação de conhecimentos teóricos adquiridos;
b) aprendizado e desenvolvimento de habilidades técnicas e de competências próprias da atividade profissional;
c) desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico, cultural e científico;
d) oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas existentes no âmbito da FHGV.
Estágio Curricular Obrigatório
O programa de estágio da FHGV é composto pelas seguintes modalidades:
Estágio Curricular Obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para a aprovação e obtenção de diploma.
Estágio Extracurricular Remunerado: refere-se ao estágio profissional remunerado, mediado por um Agente de Integração, que faz a interlocução entre a instituição de ensino e a FHGV.
Internato e Estágio Optativo em Medicina: o internato é o nome dado ao estágio obrigatório na faculdade de Medicina. Se num primeiro momento, o aluno é direcionado pela instituição de ensino para realizar seu internato, num segundo momento, o aluno poderá optar por determinada área da saúde para finalizar seu internato.
Estágio Optativo em Residência Médica: é uma atividade educacional facultativa aos residentes do segundo ano, tendo por objetivo possibilitar a vivência em ambientes considerados importantes para a aprendizagem, explicitada a relevância em relação a organização curricular do programa.
Estágio Observacional: o estágio de observação refere-se a uma prática que tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecer o campo de sua atuação profissional. Isso se dará através de relacionamento teórico-prático dos conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas com a realidade vivencial dentro do ambiente hospitalar.
Estágio Extracurricular Remunerado
O Estágio Extracurricular Remunerado será intermediado por agente integrador de escolha da FHGV, mediante formalização contratual jurídica legal. Para informações detalhadas sobre vagas abertas e sobre o Processo de Contratação de Estagiários, basta enviar e-mail para estagios@fhgv.com.br.
Estágio Observacional
O Estágio Observacional poderá ser solicitado por estudantes provenientes de instituições de ensino conveniadas ou não com a FHGV e tem caráter opcional, eventual e temporário. A solicitação de estágio deverá ser realizada pelo próprio estudante, através do envio do Formulário de Solicitação de Vaga de Estágio, que deverá ser enviado pelo e-mail iep@fhgv.com.br ou entregue no Instituto de Ensino e Pesquisa da FHGV preenchido e assinado pelo estudante. Em posse do formulário, o Instituto de Ensino e Pesquisa deverá deferir ou indeferir a solicitação e, se deferido, solicitar do estudante os seguintes documentos:
a) cópia de documento de identificação com foto;
b) comprovante de vacinação, especialmente vacinação contra a covid-19;
c) apólice de seguro contra acidentes pessoais;
d) comprovante de matrícula.
O prazo para envio dos documentos será de, no máximo, dez dias antes do início dos estágios. Antes disso, o estudante deverá comparecer ao Instituto de Ensino e Pesquisa para a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio Observacional (TCEO), além dos Termos de Responsabilidade Covid-19 (TRC) e Termo de Conduta, Sigilo e Confidencialidade (TCSC). O Instituto de Ensino e Pesquisa deverá indicar no TCEO nome e identificação do profissional da FHGV designado para ser o supervisor do estágio. O estágio observacional terá a duração máxima de 15 dias e, no término deste, o Instituto de Ensino e Pesquisa emitirá Declaração de Realização de Estágio Observacional em nome do estagiário.
Estágio Optativo em Residência Médica
O estágio optativo/opcional em Residência Médica segue o que disciplina a Resolução nº 27, de 18 de abril de 2019. A FHGV caracteriza-se tanto como instituição de origem quanto instituição de destino:
- instituição de origem: a instituição à qual se vincula o programa de residência médica cursado pelo médico residente que pretende cursar o estágio optativo;
- instituição de destino: a instituição nacional ou estrangeira onde será cumprido o estágio optativo, caso não seja a mesma onde o médico residente se encontra matriculado.
Conforme a Resolução 27/2019, a instituição de origem é responsável pelo acompanhamento pedagógico dos estágios optativos de seus programas de residência médica e a formalização do vínculo entre a Instituição de ensino de origem e de destino se dará por meio de convênio ou acordo de cooperação que disponha sobre os termos do estágio a ser ofertado.
A programação a ser cumprida nos estágios optativos deve ser previamente definida pelo supervisor do programa de residência médica de origem juntamente com o médico residente interessado e aprovada pela sua Comissão de Residência Médica.
Importante: os estágios optativos terão a duração máxima de 30 dias por ano e somente poderão ser concedidos a partir do segundo ano do Programa de Residência Médica. Para informações detalhadas e solicitação de estágio optativo, enviar e-mail para iep@fhgv.com.br.
Internato e Estágio Optativo em Medicina
O estágio obrigatório do curso de Medicina, intitulado de internato, e o estágio optativo somente poderão ser realizados por estudantes provenientes de instituições de ensino conveniadas com a FHGV.
As atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário, bem como todas as condições do estágio, deverão constar no Termo de Compromisso de Estágio (TCE), assinado pelo estudante, por representante da unidade concedente FHGV e por representante da instituição de ensino conveniada.
Modalidades de Estágios
O programa de estágio da FHGV é composto pelas seguintes modalidades:
Estágio Curricular Obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para a aprovação e obtenção de diploma.
Estágio Extracurricular Remunerado: refere-se ao estágio profissional remunerado, mediado por um Agente de Integração, que faz a interlocução entre a Instituição de Ensino e a FHGV.
Internato e Estágio Optativo em Medicina: O internato é o nome dado ao estágio obrigatório na faculdade de Medicina. Se num primeiro momento, o aluno é direcionado pela Instituição de Ensino para realizar seu internato, num segundo momento, o aluno poderá optar por determinada área da saúde para finalizar seu internato.
Estágio Optativo em Residência Médica: é uma atividade educacional facultativa aos residentes do segundo ano, tendo por objetivo possibilitar a vivência em ambientes considerados importantes para a aprendizagem, explicitada a relevância em relação a organização curricular do programa.
Estágio Observacional: o estágio de observação refere-se a uma prática que tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecer o campo de sua atuação profissional através de um relacionamento teórico-prático dos conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas com a realidade vivencial dentro do ambiente hospitalar.