Pesquisas

Pesquisas Acadêmicas

Independente do nível de formação – curso técnico, graduação, especialização lato sensu (Residência Médica), pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) – em geral, os trabalhos de pesquisa de caráter acadêmico visam a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalho de Conclusão de Residência (TCR). Interessados em realizar pesquisas acadêmicas em qualquer das unidades sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, antes de submeterem seu Projeto à apreciação ética de um CEP, deverão obter aprovação do Instituto de Ensino e Pesquisa da FHGV para avaliar a possibilidade do estudo ser desenvolvido na unidade pretendida.

  • Formulário de solicitação para a realização de pesquisa devidamente preenchido, assinado e enviado para iep@fhgv.com.br.
  • Projeto de Pesquisa detalhado do estudo com descrição da metodologia a ser empregada, contendo todos os termos obrigatórios necessários TALE, TCLE, TAI, TCUD, entre outros, de acordo com a tipologia da pesquisa, além do(s) instrumento(s) de coleta de dados, caso se aplique.

Em caso de dúvidas, deve ser feito contato com a equipe do Instituto de Ensino e Pesquisa pelo e-mail  iep@fhgv.com.br.

Pesquisas Clínicas

Conforme a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), pesquisa clínica é uma investigação que envolve seres humanos, seja individual ou coletivamente, em sua totalidade ou em partes, de forma direta ou indireta, inclusive com manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos.

Por outro lado, de acordo com a RDC 09/2015 da Anvisa, Ensaio Clínico trata-se de “pesquisa conduzida em seres humanos com o objetivo de descobrir ou confirmar os efeitos clínicos e/ou farmacológicos, e/ou qualquer outro efeito farmacodinâmico de medicamento experimental, e/ou identificar qualquer reação adversa ao medicamento experimental, e/ou estudar a absorção, distribuição, metabolismo e excreção do medicamento experimental para verificar sua segurança e/ou eficácia”.

Em suma, em qualquer pesquisa clínica deve haver a proteção do participante da pesquisa. E para isso, deve-se garantir que sua participação seja voluntária. Por isso, é necessária a aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), onde o participante será informado sobre o estudo e poderá decidir se deseja ou não participar. Mesmo após ter assinado o TCLE, o participante tem o pleno direito de encerrar sua participação na pesquisa a qualquer tempo e sem que acarrete algum tipo de dano, multa ou consequência para si.

Links relacionados:
Instituto Brasileiro de Pesquisas Clínicas
Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica

Bases para Pesquisa Científica
  • ARCA – Repositório Institucional Fiocruz: desenvolvido para disseminar e preservar a produção intelectual da instituição. A Arca reúne e dá visibilidade a toda produção científica desenvolvida pela pesquisa pública em saúde do país.

  • Biblioteca Cochrane: trata-se de uma rede global que há 25 anos reúne e resume a melhor evidência proveniente de estudos científicos para ajudar nas escolhas informadas sobre questões de tratamento.

  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações IBICT (BDTD): reúne Teses e Dissertações de inúmeras universidades brasileiras, como Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de São Paulo. Na página principal, é possível escolher pela busca por instituição, por dissertações, por teses ou por outros tipos de documentos.

  • Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): trata-se de uma cooperação técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a BIREME, construída de forma conjunta com instituições na área da saúde relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços.

  • BVS – Enfermagem: Foi criado em 1988 por iniciativa da Escola de Enfermagem da UFMG em parceria com a BIREME/ OPAS/ OMS e se baseou na necessidade de informações dos profissionais da área. O menu vertical na lateral permite que a busca seja refinada escolhendo pelo ano de publicação, idioma, assunto principal, se deseja documento com texto completo, entre outras opções.

  • BVS – Psicologia: possibilita acesso a periódicos técnico-científicos, teses, livros eletrônicos (e-books) com texto completo, TCCs da área.

  • LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde: base de dados especializada na área da saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe com acesso livre e gratuito. Além da busca avançada, permite a escolha por:
    a) Estudos clínicos;
    b) Síntese, revisões e guias;
    c) Relatórios técnicos, publicações governamentais;
    d) Teses e dissertações.

  • Periódicos Capes: o portal Periódicos Capes oferece acesso a textos completos e de artigos selecionados de mais de 21.500 revistas nacionais e internacionais.