Residência Médica

Conheça o Programa

A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação – especialização lato sensu – destinada a profissionais graduados em medicina, através de educação profissional de caráter interdisciplinar desenvolvida como treinamento em serviço trabalho/educativo, ofertada por instituição de saúde e fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Atualmente, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) conta com cinco Programas de Residência Médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Psiquiatria. Os programas são com acesso direto, ou seja, não exigem pré-requisito – credenciados, avaliados e autorizados por meio da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM).

Processo Seletivo
Para ingressar em um dos programas, é necessário participar de Processo Seletivo Público (PSP), com publicação de edital específico, uma vez ao ano. Todas as publicações referentes ao processo seletivo para os Programas de Residência Médica devem ser acompanhadas pelos interessados no site www.fhgv.com.br.  

Ano letivo
Conforme estabelecido pela Resolução CNRM Nº17/2022, todos os Programas de Residência Médica devem iniciar suas atividades no dia 1º de março e concluí-las no último dia do mês de fevereiro do ano de encerramento.

Fonte: Resolução Comissão Nacional de Residência Médica nº 17/2022

Coreme

A Comissão de Residência Médica (Coreme) é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), estabelecida em instituição de saúde que oferece programa de residência médica para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados.

Em 2014, foi realizada a eleição da Comissão de Residência Médica que, após sua composição, elaborou e aprovou a primeira versão do regimento interno e estruturação de cada Programa de Residência Médica.

Cirurgia Geral

O Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral tem como objetivo treinar e capacitar o médico residente de Cirurgia Geral para realizar o diagnóstico e tratamento cirúrgico, quando este for indicado, às doenças mais prevalentes na sua área de atuação, analisar as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-o progressivamente responsável e independente.
Duração: 03 anos.
Fonte: Resolução da Comissão Nacional de Residência Médica nº 48/2018.

Clínica Médica

O Programa de Residência em Clínica Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas tem como objetivo capacitar o médico residente a se tornar especialista em medicina interna com conhecimento e expertise em áreas de abrangência necessárias na avaliação dos agravos clínicos em todos os graus de complexidade na população adulta. Capacitar o clínico no atendimento ao paciente portador de afecções: infecciosas, degenerativas, hereditárias e/ou apresentando comprometimento de sistemas e aparelhos de natureza variada, visando recuperação da integridade física e mental, bem como prevenção de sequelas.
Duração: 02 anos.
Fonte: Resolução da Comissão Nacional de Residência Médica nº 14/2021.

Ginecologia e Obstetrícia

O Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia com atuação dos residentes supervisionados no Hospital Municipal Getúlio Vargas e na Clínica de Saúde da Mulher, em Sapucaia do Sul, tem como objetivo dominar as bases do atendimento obstétrico de baixo e alto risco e complicações frequentes, durante a gravidez, o trabalho de parto, parto e puerpério. Além disso, buca contribuir e valorizar a assimilação da cultura de segurança do paciente entre os profissionais e serviços de saúde no país.

Duração: 03 anos.

Fonte: Resolução da Comissão Nacional de Residência Médica nº 3/2019.

Medicina de Família e Comunidade

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade tem como objetivo habilitar médicos especialistas resolutivos em cenários de prática que contemplam os atributos da atenção primária à saúde: acesso, integralidade, longitudinalidade, coordenação do cuidado, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural. Para isso, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas possui parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando que os residentes atuem atuem em unidades básicas de saúde de Sapucaia do Sul.

Duração: 02 anos

Fonte: Resolução da Comissão Nacional de Residência Médica nº 09/2020

Medicina Intensiva

Em 2024, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas passou a contar com o Programa de Residência em Medicina Intensiva. O programa iniciou as atividades com o objetivo de formar e capacitar médicos para prevenir, diagnosticar, monitorar, estabilizar e tratar os agravos de saúde do paciente crítico com instabilidade vital ou com risco dela na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), ou nas Unidades Semi-intensivas. Essa formação e capacitação também possui o compromisso em torno da coordenação das ações médicas de equipe inter-profissional e multiprofissional dentro e fora de UTIs ou UCIs.

Duração: 3 anos