IEP

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) sempre assumiu a vocação de instituição voltada para a geração e construção de conhecimento, um local onde se ensina e se aprende, um espaço intencionalmente propício ao surgimento de novas ideias, beneficiando a assistência com a qualificação oportunizada pelo ensino e pela pesquisa.

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Fundação por meio do  Programa de Educação Permanente e Continuada propõe um conjunto de iniciativas e incentivos para a qualificação constante dos trabalhadores e das equipes. Esse é um recurso estratégico para a gestão de pessoas, educação e trabalho em saúde, pois parte das necessidades do cotidiano do processo de trabalho, ou seja, o planejamento das ações e a definição de exigências e prioridades de ensino e de aprendizagem ocorre a partir dos levantamentos de necessidades das equipes de trabalho, viabilizando, por sua vez, a qualificação profissional.

Programa de Estágios da FHGV, coordenado pelo IEP, objetiva proporcionar ao estudante a ampliação de conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino; o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de competências próprias da atividade profissional; o desenvolvimento e o aperfeiçoamento técnico, cultural e científico; a oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas existentes no âmbito da FHGV; e a participação em atividades de cunho social, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã. Os projetos de pesquisas realizados nas unidades sob gestão da FHGV seguem fluxo estabelecido e os resultados deverão refletir benefícios à atividade assistencial e de gestão dos  serviços de atenção à saúde da instituição.

Atualmente, a Fundação possui um Programa de Residência Médica no Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, no qual já foram formados aproximadamente 70 (setenta) residentes. nas especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica,  Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Psiquiatria. O programa tem por objetivo qualificar os médicos envolvidos para uma intervenção profissional propositiva no âmbito do Sistema Único de Saúde.