FHGV ultrapassa 300 mil atendimentos em 2023
Publicado em 16/01/2024
Emergências, urgências, consultas, exames, cirurgias, internações, procedimentos médicos de qualquer natureza. Sempre que o cidadão precisou, alguma unidade da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) esteve de portas abertas para recebê-lo. Apenas no último ano, os seis estabelecimentos de saúde administrados pela Fundação computaram um total de 301.991 atendimentos, somando Sapucaia do Sul e Tramandaí.
O Hospital Municipal Getúlio Vargas lidera, por quantitativo, a assistência prestada aos moradores de Sapucaia e de municípios aos quais é referência. Totalizou 101.657 atendimentos, um acréscimo de 11% em relação ao ano anterior. Segundo Loredi Becker, gerente Administrativa do hospital, os números expressam cuidado com a saúde da população. “Com excelência, compromisso e responsabilidade, superamos as adversidades”, destaca ela.
Em segundo lugar, vem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul, que realizou 71.134 atendimentos, seja de urgência e emergência ou serviços de enfermagem. De acordo com a coordenadora da unidade, Jéssica da Silva Pinto, a meta é continuar sendo a primeira referência aos pacientes que necessitam cuidado rápido. “Estamos de prontidão 24 horas por dia e preparados para qualquer urgência”, reforça Jéssica.
Referência para vários municípios do Litoral Norte, o Hospital Tramandaí totalizou 54.006 atendimentos no ano passado. No momento, passa por obras de ampliação e melhorias que vão dar outro parâmetro à unidade, inclusive com restaurante e cozinha prestes a serem inaugurados. Segundo o gerente Administrativo, Roger Esteves, o hospital tem reconhecimento da comunidade. “Nunca deixamos de receber ninguém e ainda ampliamos os serviços, com ambulatórios e cirurgias nas áreas de ginecologia e traumatologia”, observa.
Voltando a Sapucaia do Sul, outras três unidades estão a serviço da população. O Centro de Especialidades, que também recebe pacientes de inúmeros municípios para áreas em que é referência médica, somou 45.702 atendimentos. A Clínica de Saúde da Mulher, abriu 25.083 protocolos entre consultas e exames e, ainda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou 4.409 socorros dentro do município.
Para o diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, embora os números sejam bastante relevantes, a instituição quer ampliar os serviços e ainda melhorar a assistência, seguindo a receita de trabalho conjunto de toda a Diretoria, gestores e colaboradores. “A satisfação dos usuários conquistada nos últimos anos nos fortalece para outras jornadas”, diz ele, citando obras já entregues.
– Nova recepção, moderno Centro Obstétrico e revitalização de leitos de internação no HMGV; tomógrafo, coleta de sangue e ampliação de serviços no HT; Raio-x digital prestes a funcionar na UPA e muito mais.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV